Um movimento em direção à sustentabilidade

A marca britânica Marks Spencer, uma dos maiores varejistas do Reino Unido, está fazendo um grande movimento em direção à sustentabilidade. Eles decidiram que é hora de distribuir sacolas de papel em suas lojas.

Por que a mudança?

A Marks & Spencer,  sempre esteve comprometida com a sustentabilidade. Já há algum tempo a empresa assumiu a missão de reduzir sua pegada de carbono e fazer escolhas ecológicas. Uma de suas iniciativas mais recentes envolve o adeus às sacolas plásticas descartáveis em favor de alternativas de papel.

Papel x Plástico: O Impacto Ambiental

Todos sabemos que os plásticos descartáveis podem deixar rastros por muito tempo no planeta. Desde poluir nossos oceanos até prejudicar a vida selvagem, as sacolas plásticas têm sido um dos principais contribuintes para os problemas ambientais. Em contrapartida, os sacos de papel são uma opção mais sustentável.

  1. Recurso renovável: O papel é feito a partir de celulose de madeira, um recurso renovável. As árvores são replantadas, garantindo um fornecimento sustentável de matérias-primas, sem prejuízo de florestas nativas. Papel não desmata.
  2. Biodegradáveis: Ao contrário do plástico, os sacos de papel são biodegradáveis e se decompõem naturalmente ao longo do tempo, reduzindo a carga sobre os aterros sanitários.
  3. Reciclagem: Os sacos de papel são facilmente recicláveis e o processo de reciclagem consome menos energia em comparação à reciclagem de plásticos.
  4. Poluição mínima: A produção de sacos de papel normalmente resulta em menores emissões de carbono e poluição em comparação com a produção de sacolas plásticas.
  5. Apoio às florestas: Na América Latina, inclusive no Brasil, as árvores usadas para produção de celulose e papel são exclusivamente cultivadas para essa finalidade e o setor é o que mais protege florestas nativas voluntariamente. Na Europa, as florestas que fornecem matéria prima para essas indústrias vêm crescendo continuamente, graças ao manejo sustentável. Na América do Norte as florestas estão estáveis há décadas.

 Marcas e o compromisso de Spencer

A decisão da Marks & Spencer de introduzir sacolas de papel em suas lojas é um claro reflexo de sua dedicação à sustentabilidade. Ao fazer essa mudança, eles estão reduzindo seu uso de plástico, minimizando sua pegada de carbono e dando um passo significativo para proteger nosso meio ambiente.

Além de introduzirem sacolas de papel em todas as lojas do país, a empresa criou a campanha “Traga sua própria sacola” que irá retirar mais de 10 milhões de unidades de plástico de circulação anualmente. Além disso, em seu setor de alimentação, onde é usada a maior parte de embalagens plásticas é usada, a meta é remover 75 milhões de peças neste ano.

A M&S também mudou suas populares embalagens de arroz e grãos para sacos e caixas de papel, retirando 5,5 milhões de unidades de plástico de circulação. A partir de setembro, todas as lojas do Reino Unido passaram a oferecer sacos de papel certificados pelo Forest Stewardship Council (FSC).

Principais características das novas sacolas de papel:

  1. Elas são muito mais fortes e podem carregar até 15kg – o equivalente a mais de seis garrafas de quatro litros de leite 100%.
  2. São resistentes à água.
  3. Foram testadas individualmente para suportar mais de 100 usos e são facilmente dobráveis para que possam ser colocados em bolsas e mochilas.
  4. São mais convenientes para os clientes colocarem diretamente em suas lixeiras de reciclagem domésticas quando estiverem desgastadas.

A decisão da Marks & Spencer de introduzir sacolas de papel é um passo positivo em direção a um futuro mais sustentável em impressão, papel e embalagens de papel. Ao fazer a mudança do plástico para o papel, eles estão reduzindo seu impacto ambiental e dando um exemplo a ser seguido por outros varejistas.

Você pode ler mais sobre M&S e suas metas e iniciativas de sustentabilidade aqui: https://corporate.marksandspencer.com/sustainability

Equipe Two Sides