JUNTE-SE AO UNIVERSO DO PAPEL

COMPARTILHE NOSSO AMOR PELO PAPEL

Inspire-se para desfrutar de todo o prestígio do papel e da impressão

Getty Images

Reduzir, Reutilizar, Reciclar – Na Jardinagem

Muitas nações e empresas estão se comprometendo a reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros a cada ano, o que significa que as taxas de reciclagem estão subindo na direção certa.  67%(1) do papel e 80%(2) das embalagens de papel são reciclados em novos produtos no Brasil. Mas como você pode fazer sua parte para ajudar em direção a um futuro sustentável?

Se você gosta de jardinagem, aqui estão seis sugestões para você incorporar a reciclagem em seu hobby.

Copo de água de papel

Se por acaso você toma água em copos de papel, em vez de jogá-los na lixeira, você pode usá-los como vasos de plantas! Certifique-se de limpar o interior corretamente antes de adicionar adubo e plantar quaisquer sementes de sua escolha.  Você pode também usar bandejas de ovos para o plantio de sementes. Uma coleção de “vasos de copos” pode ficar bem bonita na bancada da sua cozinha e neles você pode cultivar seus próprios temperos.

DICA: Corte pedaços de jornal em círculos que encaixem bem no fundo dos seus vasos. Coloque pelo menos três folhas uma em cima da outra antes de encher com solo e plantar. As camadas de jornal serão uma barreira protetora e permeável que vai reter a umidade nos vasos.

Reaproveitando canecas velhas

O que você faz quando sua caneca favorita sofre uma trinca ou lasca?  Em vez de jogá-la fora, use-a como vaso também, para que possa continuar a ser útil e apreciada. Isso também funciona para quaisquer outros recipientes de cozinha que já não têm serventia Quaisquer potes e panelas velhas que perderam suas superfícies antiaderentes, estão sem cabo ou amassadas podem ser bons substitutos para vasos de plástico tradicionais.

DICA: Transforme botas velhas em vasos charmosos, pregando várias delas em sequência numa cerca ou num suporte de madeira reciclada e encha-as com flores.  Apenas certifique-se de fazer alguns buracos no fundo delas para drenagem de água!

Forrando os canteiros com papelão

O papelão é um recurso ecologicamente correto e muito acessível. Por que não o utilizar para forrar seus vasos e canteiros? Papelão é biodegradável, com o tempo ele se transformará em nutrientes para o solo. Enquanto isso, ele funcionará como barreira para evitar o crescimento de ervas daninhas embaixo do canteiro.

DICA: Certifique-se de estender o papelão um pouco mais largo do que o canteiro e subir um pouco as laterais para garantir que as ervas daninhas não comecem a subir pelos lados!

Use papel picado em seu adubo

O papel é feito de um material renovável – a fibra de madeira de árvores cultivadas para essa finalidade – e é biodegradável. Isso significa que ele pode ser usado em seu composto, ajudando o solo a reter umidade e facilitando a compostagem pelos bichinhos do solo.

DICA: Evite usar papeis que contenham resinas ou laminações plásticas.

Móveis

Antes de descartar sua cama, mesa ou cadeiras velhas, pense se você poderia dar-lhes uma segunda vida ao ar livre. Você pode usar uma mesa velha como suporte de vasos, num jardim ou numa estufa. Uma cômoda antiga pode ser útil na garagem ou estufa ajudando a manter as coisas organizadas. As gavetas ou prateleiras podem virar canteiros elevados, por exemplo.

DICA: Cubra todos os móveis com verniz ou tinta para garantir que resistam mais tempo ao ar livre.

Sobras de madeira

Pode não ser fácil de encontrá-las próximo à sua casa, mas numa volta pelo bairro, em construções ou grandes mercados, você pode encontrar sobras de madeira aproveitáveis, tais como caixas e paletes.  Esses itens podem servir como canteiros suspensos ou suportes de vasos e economizar espaço numa estufa.  Se forem de boa madeira podem servir também para se fazer móveis rústicos para o jardim.

DICA: Tenha cuidado com pregos e farpas se decidir desmontar paletes de madeira.

 

Fontes:

  1. Relatório Anual Ibá, 2022
  2. Relatório Anual Anap, 2020

 

Equipe Two Sides

Two Sides é uma organização global, sem fins lucrativos, criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de base florestal, celulose, papel, cartão e comunicação impressa. Two Sides estimula a produção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos. Papel, cartão e papelão são provenientes de florestas cultivadas e gerenciadas de forma sustentável. Além disso, são recicláveis e biodegradáveis.