Planeje sua rotina com papel e caneta
Planners em papel não apenas ajudam você a relaxar, mas também tornam seu trabalho mais fácil e aumentam a produtividade!
Se você está sentindo o estresse de trabalhar em casa durante a pandemia, oprimido por um futuro incerto e muitas pontas soltas no trabalho que precisam ser resolvidas, há uma série de coisas que você pode fazer. Muitos procuram ajuda na ioga, meditação, outros buscam o relaxamento numa longa caminhada, alguns simplesmente fazem uma xícara de café. Mas um número crescente de pessoas está usando um planejador de papel para fazer uma pausa da tela e organizar sua vida profissional.
Agora disponível em uma ampla variedade de tamanhos, designs e formatos, o planner oferece o espaço e a liberdade para escrever nomes, datas, detalhes de contato, tarefas, objetivos, listas, ideias – tudo que você precisa para colocar no papel e acessar de forma rápida e fácil . Além de organizar as tarefas prioritárias, ele cria um guia rápido para sua vida e um lugar para colocar todos e quaisquer pensamentos para aliviar a tensão e o estresse.
Comando e controle
Em um momento de crise – ou pelo menos de ansiedade social profunda – os planejadores de papel têm um senso satisfatório de controle, de organizar sua vida em pedaços administráveis que você pode marcar para obter a tão necessária sensação de realização. Olhar à frente, dias, semanas e meses no futuro, também lhe dá o conforto de saber que chegará um momento em que a situação atual será diferente.
Planejar sua vida profissional no papel também pode aliviar a sensação de fazer as mesmas coisas dia após dia. Ao programar diferentes atividades e projetos em momentos diversos, você pode interromper o dia e desfrutar do desafio de assumir novas tarefas. Nunca se sabe – você pode até esperar ansiosamente por alguns deles.
O ato de atualizar um planner de papel produz sentimentos semelhantes aos de escrever um diário. Mover informações e ideias do cérebro para a página obriga o escritor a se concentrar nelas profundamente, tornando os tópicos complexos mais compreensíveis e aumentando a criatividade. Não é nenhuma surpresa que muitos dos melhores designers e arquitetos do mundo usem papel para esboçar suas primeiras ideias sobre um projeto.
Uma conexão física
Claro, existem ferramentas digitais que podem fazer o mesmo trabalho – a maioria dos smartphones, tablets, laptops e desktops vêm com algum tipo de organizador. Mas a conexão entre caneta e papel, e o movimento da mão enquanto escreve, cria um vínculo físico que envolve o cérebro, permite que ele se concentre no único ato de planejamento e planta as informações mais profundamente na mente para fazer a lembrança mais fácil.
As ferramentas digitais também vêm com uma quantidade fantástica de recursos e informações desnecessárias. Seja para tentar processar 10 conversas diferentes sobre 10 projetos diferentes no Slack, ou folhear páginas de conversa fiada para encontrar um único insight sobre o Teams, as soluções de trabalho online mais recentes têm tantos inconvenientes quanto benefícios. E os planejadores de papel têm a vantagem adicional de ter uma configuração de notificação desativada permanentemente.
Os benefícios de escrever à mão
Escrever à mão, seja em um planejador, um diário ou apenas um pedaço de papel comum, tem uma série de benefícios. A atividade ativa três áreas do cérebro: visual, motora e cognitiva, o que aumenta a compreensão do material e estimula a memória. Também incentiva ideias, sejam elas em forma de texto, imagem ou diagrama. E uma vez que as sementes de uma ideia foram plantadas, isso nos ajuda a desenvolver essa ideia para se tornar uma inspiração totalmente formada.
Portanto, seja qual for o seu trabalho, não importa quantas tarefas você tenha que concluir, vale a pena investir um pouco de dinheiro e muito tempo em um planejador de papel de boa qualidade. Desenvolver bons hábitos de planejamento agora o ajudará agora e no futuro, muito depois que a situação atual terminar.
Artigo por Sam Upton TSUK
Imagem: © miztanya