Pesquisa aponta crescimento na venda de livros durante isolamento
À medida que o isolamento compulsório se alonga em todo o País – em face da necessidade de contenção dos efeitos da pandemia de Covid-19 – cresce também o número de pessoas que dedicam mais tempo à leitura.
É o que atestam os recentes dados da pesquisa Painel de Varejo e Livros no Brasil, realizada pela Nielsen e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel). Para se ter uma ideia, em fevereiro desse ano, o setor fechou com aumento de 6,29% em relação a 2020, o que representa R$ 172 milhões de faturamento.
O número de exemplares vendidos cresceu 18,69% e somou 3,77 milhões de unidades. Por sua vez, com relação ao valor atribuído aos exemplares, o preço médio caiu 10,45%, resultando na quantia de R$ 45,65 por cada título.
O levantamento demonstra ainda que, com o isolamento social, os consumidores passaram a buscar nos livros uma opção de entretenimento viável e plural. O número de ISBNs (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro), que reflete a quantidade de títulos lançados, aumentou 12,59% no comparativo com o ano passado, indicando, assim, maior variedade por parte das editoras.
Escrito por Diego Barbosa do Jornal Diário do Nordeste.
Imagem Freepik.