Por que o McDonald’s escolheu papel em uma tentativa de sustentabilidade

O McDonald’s afirmou que, a partir de 2021, o Mc Lanche Feliz virá com um brinquedo à base de papel ou um livro de papel. A franquia de fast food espera que esse esforço economize mais de 3.000 toneladas de plástico em uso em seu negócio no Reino Unido a partir de 2021, o que seria sua maior redução até o momento.

O McDonald’s começará a introduzir os novos brinquedos sustentáveis a partir de maio, quando pais e filhos terão a oportunidade de abandonar seus brinquedos de plástico por um livro ou brinquedo de papel quando comprarem um Mc Lanche Feliz. Isso permitirá que consumidores ambientalmente conscientes se afastem dos brinquedos plásticos em todos os pontos de venda. O McDonald’s também está pensando nos brinquedos de plástico indesejados que podem ser levados para qualquer um de seus 1.350 pontos de coleta em todo o Reino Unido, que serão então reciclados e transformados em brinquedos melhores para seus projetos sociais no Reino Unido e Irlanda.

“Nós nos preocupamos apaixonadamente com o meio ambiente e estamos comprometidos com a redução do plástico em nossos negócios, inclusive dentro do nosso Mc Lanche Feliz. As famílias têm grandes expectativas sobre nós e estamos trabalhando o máximo que podemos para dar a eles a confiança de que seu Mc Lanche Feliz é o mais sustentável possível. Acertar é uma grande responsabilidade, mas acreditamos que as mudanças que estamos fazendo hoje têm o potencial de promover uma grande diferença.”

Gareth Helm, Diretor de Marketing do McDonald’s no Reino Unido

Esse não é o único movimento sustentável que a empresa fez. No passado, o McDonald’s se comprometeu a reduzir as emissões em 36% até o final da década e a usar materiais renováveis e recicláveis em todas as suas embalagens até 2025. A empresa removeu as tampas de seus sorvetes McFlurry, economizando 385 toneladas de plástico, substituiu suas caixas de salada de plástico por outras feitas de papel e canudos de papel no ano passado.

Mas por que a alternativa baseada em papel é uma escolha mais sustentável e ambientalmente amigável?

primeiro lugar, o papel é reciclado em média 3,5 vezes por ano na Europa. Muito mais do que alguns dos infames plásticos de uso único que o McDonald’s usou em suas embalagens e brinquedos. Na verdade, 72% das embalagens de papel e papelão são recicladas em novos produtos.

Na era do “fazer, usar, descartar”, o papel é um produto único e versátil que vem de uma fonte natural e renovável, o que significa que promove a economia circular focada na geração de menos resíduos.