Celulose, papel e biodiversidade
As florestas são uma parte extremamente importante do meio ambiente. Florestas sustentáveis e bem manejadas oferecem múltiplos benefícios à sociedade, tais como meios de subsistência, serviços ecossistêmicos e biodiversidade, ao mesmo tempo em que ajudam a combater as mudanças climáticas.
O cultivo de árvores para celulose e papel, como é feito no Brasil, protege as florestas nativas contra a extração predatória. As empresas do setor são responsáveis pela preservação de extensas áreas de florestas nativas e, dessa maneira, contribuem também para a proteção da biodiversidade nesses biomas. Segundo dados da associação “Indústria Brasileira de Árvores – Ibá”, as indústrias de base florestal cultivam árvores para uso comercial em 9,5 milhões de hectares ao mesmo tempo em que conservam outros 6 milhões de biomas nativos.
A maioria da população mundial tem algum tipo de interação importante com as florestas e sua biodiversidade. Mas mesmo as pessoas que não têm contato direto com elas são impactadas positivamente pelos benefícios das florestas, entre eles a sua biodiversidade, o seu papel nos combate às mudanças climáticas, a sua contribuição para manter a disponibilidade de água e nutrientes para o solo, entre outros. Desse modo, manter as florestas é fundamental para o bem-estar de toda a população.