Papel usado não é lixo! Recicle!

+ Papel + árvores

A indústria de árvores plantadas é uma das mais aptas a fortalecer os objetivos do Brasil no Acordo de Paris. Em 2018, o estoque de CO2 equivalente do segmento somou 4,2 bilhões de toneladas.

O papel é fundamental para uma economia circular e tem o benefício de se basear em fibras de madeira renováveis, recicláveis e sustentáveis. As fábricas brasileiras de base florestal, entre elas as de celulose e papel,  produzem 69% da energia que utilizam. Desse total, 82% vêm de fontes renováveis. Papel vem de matéria prima renovável – árvores cultivadas. Além disso, devolvem ao meio-ambiente 93% da água que utilizam e dentro dos padrões legais de qualidade.

"O setor de papel, celulose e impressão é um dos que menos emitem gases de efeito estufa entre os setores industriais, respondendo por 1% das emissões globais. ”

Ecofys, 2013

"As florestas plantadas brasileiras estocam 1,7 bilhão de toneladas de CO2eq, o que equivale a pouco menos do total de emissões nacionais em um ano."

Ibá, 2018

O papel ajuda a combater as mudanças climáticas

Escolher embalagens de papel é uma maneira de combater as mudanças climáticas. Como fornecedoras de um recurso renovável e reciclável, as florestas cultivadas desempenham um papel crítico no ciclo global do carbono.

As árvores absorvem dióxido de carbono da atmosfera à medida que crescem, num processo conhecido como fotossíntese. O carbono obtido dessa forma vai fazer parte de toda a estrutura da árvore. Aproximadamente, metade do peso seco da madeira é constituído de carbono. Com o replantio adequado e o manejo florestal correto, os estoques de carbono de longo prazo são mantidos. Portanto, a floresta age retirando carbono da atmosfera e retendo-o. Dessa forma, ajuda a reduzir os efeitos das mudanças climáticas.

O carbono permanece armazenado nos produtos de madeira durante o seu ciclo de vida. Embora os produtos de papel normalmente tenham uma vida útil relativamente curta (com algumas exceções, como livros ou documentos arquivados), o benefício do combate às mudanças climáticas da fibra de madeira é estendido pela reciclagem. Se os produtos de papel forem descartados como lixo, sofrerão decomposição, por serem biodegradáveis, mas devolverão à atmosfera o carbono que foi retirado antes pelas árvores usadas para sua fabricação. Por isso, a reciclagem também é muito importante – ela mantém o carbono fora da atmosfera.

 

Próximo fato

Descubra mais

Baixe o Fact Sheet para descobrir mais fatos sobre o papel e o meio ambiente.

Download