Escolha o papel
O papel é um dos materiais mais reciclados em todo o mundo. Ao mesmo tempo, a indústria de papel mundial é das que mais utiliza matéria-prima reciclada.
Em 2020, foram coletadas e recicladas 56 milhões de toneladas de papel na Europa – uma taxa de reciclagem de 74%. No Brasil, a taxa de reciclagem em 2020 foi de 70%, com um total de 4,8 milhões de toneladas coletadas. Esses números se aproximam do máximo prático estimado de 78%.(1)
70,3% de todo o papel consumido foi reciclado no Brasil em 2020. (2) Já a taxa de recuperação de embalagens de papelão ondulado e de sacos de papel foi 87% em 2019 enquanto 67% das embalagens de papelão ondulado foram feitas com fibras recicladas. (3)
No atual estágio da tecnologia, o papel não pode ser reciclado indefinidamente, pois as suas fibras vão ficando muito curtas e degradadas. Além disso a produção não pode ser baseada apenas em fibras recicladas, pois não é possível coletar 100% do papel consumido. O ciclo deve, portanto, ser constantemente reabastecido com fibras virgens, oriundas de plantações manejadas de forma sustentável.
Fatos de sustentabilidade
- O papel no Brasil é feito de celulose extraída de madeira de árvores cultivadas, um recurso renovável e sustentável. Também são usadas fibras recicladas.
- Atualmente, a produção de papel promove cultivos de árvores em áreas sem cobertura florestal e, até mesmo, em terrenos degradados por uso anterior inadequado, como pastagens e agricultura intensivas.
- As plantações de árvores, combinadas com a preservação de ecossistemas nativos pelas indústrias de celulose e papel, têm uma função relevante na proteção do clima e da biodiversidade.
- No Brasil, 70% do papel (2020) e 83% das embalagens de papelão (2019) foram reciclados.
- Existem vários sistemas de certificação para garantir que as plantações de árvores e as áreas de reserva sejam manejadas e gerenciadas de forma sustentável.
- As áreas de reserva natural das indústrias brasileiras de celulose e papel dão importante contribuição para a conservação da biodiversidade.