60% dos brasileiros entendem melhor o que é impresso

Amar Papel é fácil

As indústrias de celulose e de papel defendem e promovem o manejo florestal sustentável para garantir o fornecimento confiável de fibra de madeira, a principal matéria-prima para seus produtos. Florestas bem geridas trazem múltiplos benefícios à sociedade, como meios de subsistência, serviços ecossistêmicos e biodiversidade.

Todos os dias no Brasil são plantados, em média, o equivalente a cerca de 500 campos de futebol de florestas para a produção de papel e outros produtos. O Brasil tem 7,8 milhões de hectares de florestas cultivadas. As indústrias que usam essas árvores conservam outros 5,6 milhões de hectares de matas nativas.

"Todos os dias no Brasil é plantado, em média, o equivalente a cerca de 500 campos de futebol de árvores para a produção de papel e outros produtos”

Two Sides, 2018

“As fábricas brasileiras de celulose e papel, papelcartão e papelão produzem 69% da energia que utilizam. Desse total, 82% vem de fontes renováveis”

Ibá, 2016

“O Brasil já é o 6º no ranking total de certificações do sistema FSC, a principal entidade certificadora de boas práticas no manejo florestal, respeitada mundialmente”

FSC, 2020

Florestas bem geridas trazem múltiplos benefícios para a sociedade

As florestas afetam diretamente os meios de subsistência de 20% da população global e podem ter importância recreativa e cultural. Elas fornecem produtos e energia renovável, capturam e armazenam carbono da atmosfera, ajudam a controlar enchentes e secas, reduzindo riscos de erosão e protegendo bacias hidrográficas. As florestas também abrigam 80% da biodiversidade terrestre.

Como parte de paisagens bem planejadas, as florestas gerenciadas desempenham um papel fundamental na redução das pressões sobre as florestas naturais e fazem uma contribuição significativa para a conservação da biodiversidade, dos serviços ecossistêmicos e do bem-estar humano.

Próximo fato

Descubra mais

Baixe o Fact Sheet para descobrir mais fatos sobre o papel e o meio ambiente.

Download