60% dos brasileiros entendem melhor o que é impresso

Amar Papel é fácil

No Brasil papel é feito de celulose extraída de árvores cultivadas e de materiais reciclados.

As plantações de árvores, manejadas de forma sustentável, desempenham um papel indispensável no combate às mudanças climáticas e na preservação da biodiversidade. Protegem o solo e os recursos hídricos, fornecem meios de subsistência e contribuem para o bem-estar das comunidades rurais e urbanas.

No Brasil, o setor de celulose e papel cultiva para seu consumo 3,2 milhões de hectares de árvores. Também estimula o desenvolvimento florestal sustentável, comprando madeira de empresas reflorestadoras e de produtores independentes qualificados, ajudando com isso a melhorar a distribuição das riquezas geradas pelo negócio. Ao mesmo tempo que planta árvores para uso industrial, preserva áreas de matas naturais em 35 a 50% da área total das suas propriedades. Em sua maioria, as madeiras utilizadas têm origem em plantações certificadas por organizações internacionais como FSC e PEFC, o que atesta o manejo florestal correto e o compromisso com o meio ambiente em toda a cadeia de custódia.

A mídia impressa sempre será indispensável no ensino de boa qualidade

A Comissão Europeia promoveu um extenso e aprofundado estudo comparando as leituras em papel e em dispositivos eletrônicos. A conclusão foi sintetizada na “Declaração de Stavanger” (em referência à Universidade de Stavanger, na Noruega). (1)

A INVESTIGAÇÃO INDICA QUE O PAPEL CONTINUA A SER O SUPORTE PREFERIDO PARA A LEITURA DE TEXTOS MAIS EXTENSOS, ESPECIALMENTE SE EXIGEM UMA COMPREENSÃO MAIS PROFUNDA E SE A TAREFA DE LEITURA REQUER MAIOR RETENÇÃO DA INFORMAÇÃO, E TAMBÉM INDICA QUE É O SUPORTE QUE MELHOR SE ADEQUA A UMA LEITURA DE TEXTOS LONGOS DE CARÁTER INFORMATIVO. A LEITURA DESSE TIPO DE TEXTOS POSSUI UM VALOR INESTIMÁVEL QUANDO SE VISAM ALGUMAS CAPACIDADES COGNITIVAS TAIS COMO A CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DE VOCABULÁRIO OU CAPACIDADES DE MEMÓRIADeclaração de Stavanger

Muitos consumidores valorizam a comunicação baseada em papel

Uma pesquisa internacional encomendada por Two Sides em 2021 (2) constatou que:

Principais conclusões – Brasil

  • 37% preferem ler livros impressos.
  • 64% se dizem preocupados com o uso excessivo de dispositivos eletrônicos.
  • 74% desejam ter o direito de escolher como receberão suas contas e extratos.
  1. Stranger Education
  2. Trend Tracker Survey, Two Sides, 2021

Estudantes que leem mais livros impressos apresentaram performance superior aos que preferem os livros eletrônicos.

Relatório PISA 2021 – “Developing Literacy Skills in a Digital World”

A escrita à mão é mais eficaz porque estimula muito mais o cérebro, pelo desenho das letras, pela sensação tátil do contato com o papel e com a caneta (ou lápis) e pela distribuição das informações no espaço da página.

Pesquisa da Universidade de Tokio

Descubra mais

Baixe o Fact Sheet para descobrir mais fatos sobre o papel e o meio ambiente.

Download