Europeus e norte-americanos preferem embalagens em papel

Estudo realizado em março de 2020 envolveu 7.900 pessoas em 10 países. Consumidores estão dispostos a gastar mais em produtos embalados com materiais sustentáveis.

Consumidores cada vez mais conscientes de suas escolhas, dispostos a mudar seus comportamentos e até a pagar mais por produtos ambientalmente amigáveis. Esse universo veio à tona com a pesquisa realizada por Two Sides e a empresa global de pesquisa Toluna em março deste ano. Focada em entender as preferências, percepções e atitudes dos consumidores em relação às embalagens, a análise online envolveu 5.900 europeus (Alemanha, Áustria, Dinamarca, Finlândia, França, Itália, Noruega, Suécia e Reino Unido) e 2.000 norte-americanos. “Os consumidores estão se tornando mais conscientes das opções disponíveis, o que, por sua vez, está influenciando as decisões por parte das empresas – particularmente no setor varejista. A cultura de ‘fazer, usar, descartar’ está mudando gradualmente”, afirma Phil Riebel, presidente de Two Sides América do Norte.

As pesquisas indicam que os consumidores estão se tornando mais conscientes sobre o impacto que as embalagens têm no meio ambiente, particularmente em relação ao uso único e às embalagens não recicláveis. A maioria dos europeus entrevistados está tomando medidas para reduzir o uso de embalagens plásticas (70%), e também reconhece que o papel/papelão pode ser uma opção mais sustentável. Nos Estados Unidos, 57% dos respondentes estão fazendo algo para diminuir o uso de embalagens plásticas.

As embalagens de papel e papelão são as preferidas pelos consumidores em função de atributos ligados à sustentabilidade, incluindo compostagem doméstica, apontada por 69% dos norte-americanos e 72% dos europeus, por considerarem-na melhor para o meio ambiente (norte-americanos, 66%, europeus, 62%) e por ser mais fácil de reciclar (51% dos norte-americanos, 57% dos europeus).

Há um nível crescente de pressão sobre o comércio varejista para aumentar o uso de embalagens ecologicamente corretas, com 48% dos consumidores europeus e 36% dos norte-americanos concordando que considerariam evitar um varejista se soubessem que não está se esforçando para reduzir o uso de embalagens não recicláveis. Além disso, 58% dos europeus e 44% dos norte-americanos concordaram que o uso de embalagens não recicláveis deveria ser desestimulado por meio da tributação.

Real e online

A pesquisa em relação às taxas de reciclagem também sugere que o papel/papelão é percebido como o material mais reciclado tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. No entanto, uma porcentagem significativa de consumidores ainda subestima as taxas de reciclagem de embalagens de papel, vidro e metal, o que significa que essas indústrias precisam realizar mais ações para melhorar a percepção e a compreensão.

No quesito compras online, 57% dos consumidores nos Estados Unidos preferem que os produtos comprados por e-commerce sejam entregues em embalagens de papel ao invés de invólucros plásticos. No Velho Continente, esse índice sobe para 66%. Por lá, 73% dos entrevistados desejam que os itens encomendados pela Internet sejam entregues em embalagens adequadas, ou seja, que não excedam muito o tamanho real do produto. Entre os norte-americanos, 70% indicam tal preferência.

Na compra física, os respondentes classificaram as sacolas de papel como as melhores em relação a fatores ambientais como reciclagem (57% entre norte-americanos e 52% entre os europeus), compostagem (53% EUA e 47% Europa) e por serem produzidas com materiais renováveis (46% entre os norte-americanos e 43% entre os europeus). Nas duas regiões as sacolas de algodão/lona foram classificadas como melhores em relação à características físicas como sensação agradável, durabilidade e atratividade.

 

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