Dicas para uma desintoxicação digital
As chances são de que você esteja lendo isso na tela. De fato, as chances são de que você esteja lendo muitas telas ultimamente. Nós todos temos. Da rolagem pelas inúmeras mensagens em nossas plataformas de mídia social, até a última verificação de seus e-mails antes de dormir.
O tempo de tela tornou-se tão prevalente no dia a dia de nossas vidas, tanto que a maioria de nós mantém nossos dispositivos ao alcance do braço na maioria das vezes. Pesquisa recente do aplicativo limitador de tempo de tela, Moment revelou que o adulto médio passa 4 horas por dia em seu smartphone. 1 É o mesmo tempo para voar de Londres para Marrakech.
Nesse mundo veloz de informações instantâneas e comunicações constantes, o conceito de ‘desligar’ parece quase impossível. No entanto, cada vez mais pessoas estão fazendo um esforço consciente para reduzir o tempo de tela.
Além de se libertar da tirania tecnológica que vem com o bombardeio incessante das mídias sociais, há vários benefícios de saúde e bem-estar a serem considerados. Melhor sono, pressão arterial baixa e ainda menos ansiedade, para citar apenas alguns.
Por meio de algumas etapas fáceis, podemos nos afastar do hábito e começar a desfrutar de nossas vidas longe dos reinos digitais.
Aqui estão algumas dicas para ajudar a tornar isso um pouco mais fácil.
1. Deixe o telefone para trás
Não é exatamente a ciência dos foguetes, mas talvez seja um dos hábitos mais difíceis de se acostumar. Como a maioria de nós acostumados a nossos telefones agindo como um membro extra. Claro, haverá momentos em que não ter um telefone simplesmente não será possível, mas você realmente precisa levá-lo com você quando passear com o cachorro ou sair para uma refeição com seus amigos?
Deixar o telefone em casa (ou pelo menos desligado) por breves intervalos revelará a você que você não é tão dependente dele quanto pode imaginar.
2. Agende um horário sem tela
Planejar períodos específicos sem tecnologia a cada dia divide sua desintoxicação digital em pedaços gerenciáveis. Ao designar horários específicos a cada dia, é mais provável que você se comprometa com isso. As refeições seriam um ponto de partida óbvio ou talvez você se comprometa a desligar após as 21h. Um toque de recolher antes de dormir fará maravilhas para seus padrões de sono. A luz azul emitida pelas telas causa estragos em seu hormônio indutor do sono, a melatonina. A luz artificial de comprimento de onda imita a luz do dia e suprime a liberação de melatonina, mantendo-o alerta no momento em que você deseja relaxar. Desligar apenas uma hora antes de dormir pode melhorar drasticamente suas chances de uma noite de sono repousante.
3. Leia um livro
Então, você se comprometeu a desligar às 21h. Isso é ótimo, mas vamos ser honestos – você ainda não está pronto para dormir. Você precisa encontrar outra maneira de se ocupar que não tenha efeitos negativos no sono da sua noite. Um livro é a solução perfeita. Realmente não há nada melhor do que entrar em um bom livro e, para todo efeito negativo à saúde que os dispositivos eletrônicos possam ter, o livro impresso tem um benefício. Ler apenas 6 minutos por dia pode reduzir os níveis de estresse em 68% 2 e, se for um bom livro, é provável que você esteja lendo por mais de 6 minutos!
Ler da impressão não é apenas uma atividade relaxante, mas ajuda a melhorar o seu poder cerebral, aumentando a sua memória. Os estudos também mostram que você absorve mais informações quando lê o papel em oposição a um leitor digital.
Os livros não servem apenas para dormir, leve um livro com você no lugar de um telefone quando estiver fora de casa (o livro não consome energia).
4. Escreva
Você já sentiu a satisfação de cruzar um item da sua lista de tarefas? E não é tão melhor quando é feita com papel e caneta?
Claro, existem muitos aplicativos e softwares disponíveis para gerenciar listas de tarefas e isso pode ser muito útil. A conveniência de ter um dispositivo para gerenciar sua agenda é muito atraente, mas sua produtividade não precisa sofrer com o resultado de uma desintoxicação digital. De fato, pode muito bem melhorar. Trocar a anotação digital por uma caneta e papel mais tradicional também tem algumas vantagens cientificamente comprovadas.
Anotar fisicamente suas tarefas aumenta 33% a probabilidade de concluí-las. Colocar seus objetivos, pensamentos e idéias no papel facilita a lembrança deles.
Se você é um amante de artigos de papelaria, invista em um belo caderno que possa levar consigo.
5. Adquira um novo telefone … o telefone de papel do Google!
O gigante da tecnologia Google pode não ser um nome que você associaria ao caminho para a desintoxicação digital, mas a divisão Experiments lançou um novo dispositivo intrigante com o único objetivo de ajudá-lo a fazer uma pausa no mundo digital. O primeiro ‘telefone de papel imprimível’.
Uma idéia simples, mas engenhosa, o telefone em papel é um livreto pessoal imprimível, contendo todas as informações importantes de que você precisará naquele dia. Desde contatos essenciais até compromissos agendados, o telefone em papel pode sair com você naquele dia enquanto você deixa o telefone real em casa. Você não terá que comprometer-se a perder as informações mais importantes, pois o telefone em papel é totalmente personalizável e pode escolher as informações que não pode viver sem.
Confira aqui como você pode obter seu próprio telefone de papel personalizado!
* * *
Fazer uma pausa digital não precisa ser uma tarefa árdua e pode abrir oportunidades para um estilo de vida mais saudável, produtivo e sem estresse. Estas são apenas algumas dicas para ajudá-lo no seu caminho e esperamos que você as ache úteis.