Dicas para um Natal mais sustentável
O Natal pode ser uma época maravilhosa do ano. Passar tempo com seus entes queridos, dar e receber presentes, fartar-se de comidas deliciosas e, em geral, se divertir muito.
Também pode ser um momento em que o consumo excessivo pode vir à tona em nossas mentes. O Natal pode se tornar uma época de consumismo desenfreado, gastos excessivos e muito desperdício, e isso não é uma boa notícia do ponto de vista ambiental. Felizmente, existem muitas dicas sobre como ter um Natal mais verde.
Nos últimos anos, nos tornamos muito mais conscientes do ponto de vista ambiental e muitos de nós planejamos reduzir, reutilizar e reciclar nesta época festiva.
Quando se trata de papel e produtos de madeira, temos algumas dicas sobre como garantir que suas comemorações natalinas sejam ecologicamente corretas.
Papel de presente
O que seria da manhã de Natal se não fosse momento para rasgar seus presentes debaixo da árvore? Caixas de cores vivas enfeitadas com laços e fitas pareceram tão atraentes e logo todo aquele embrulho cuidadoso estará espalhado pelo chão da sala. Isso pode parecer um desperdício em si, mas felizmente o papel é facilmente reciclável e tem uma das taxas de reciclagem mais altas da Europa, com quase 72% sendo reciclado1.
O que alguns podem não estar cientes é que existem alguns tipos de papel de presente que você pode presumir que sejam recicláveis, mas na verdade não são. Efeitos metálicos e glitter são bons indicadores de que este papel não é bom para a lixeira de recicláveis. Esses efeitos geralmente são criados com laminados de plástico, portanto, não podem ser reciclados com produtos de papel normais.
“O papel é facilmente reciclável e tem uma das taxas de reciclagem mais altas da Europa, com quase 72% sendo reciclados”
Ao escolher um papel de presente bom, sustentável e reciclável, evite esses aditivos sofisticados, pois eles podem parecer bonitos, mas não são tão bons para o meio ambiente. Um bom teste para saber se o papel de embrulho é reciclável é usar o ‘teste de compressão’. Se você conseguir amassar o papel e ele continuar amassado, você sabe que tem um bom invólucro de papel. Se se desenrolar, contém um laminado de plástico – não é bom para reciclar!
Você também encontrará uma boa seleção de papel de presente feito de papel reciclado e não se esqueça de verificar se o papel que você compra é de uma fonte certificada de um esquema de credenciamento, como FSC ou CERFLOR.
Cartões de Natal
Pode haver menos pessoas que ainda mantêm esta tradição de envio de cartões de Natal, no entanto, um cartão de felicitações pessoal é sempre uma coisa bem-vinda. Esteja você enviando cartões ou simplesmente recebendo alguns este ano, existem algumas maneiras de garantir que esse hábito sazonal ainda seja bom para o planeta.
Assim como o papel de presente, ao escolher quais cartões enviar, evite aqueles com excesso de glitter e adições metálicas. Geralmente são derivados de plásticos e tornam os cartões mais difíceis de reciclar.
Fique atento às certificações florestais, elas garantem que o papel utilizado seja proveniente de fonte responsável. Quando as festividades terminarem, lembre-se de destinar seus cartões à reciclagem em coletores de papel. Ou, se você for particularmente criativo, por que não usar os cartões para elaborar sua própria decoração do próximo ano?
* * *
Ter um Natal sustentável não precisa ser uma tarefa árdua e, por meio de pequenas mudanças e pesquisas, podemos tomar uma decisão consciente de sermos mais ecológicos em nossas celebrações festivas. O papel de fontes sustentáveis permitem-nos desfrutar da criatividade e da magia do Natal sem culpa e garantem que algumas das nossas tradições natalinas favoritas possam continuar e ser boas para o nosso planeta.
- European Paper Recycling Council, Monitoring Report 2018
Artigo original: Holly Coulton – TSUK
Imagem: © Arina Habich stock.adobe.com