A importância das bibliotecas e dos bibliotecários
Dia 12 de março vamos aclamar os bibliotecários
Mais uma vez recorremos à Retratos da Leitura no Brasil, para saber o que os brasileiros pensam sobre a importância das bibliotecas e dos bibliotecários.
Desde 2007, em sua segunda edição, a Retratos busca conhecer como os brasileiros usam e como avaliam ou percebem as bibliotecas. Na quinta edição (2019) – realizada pelo IPL em parceria com o Itaú Cultural e aplicada pelo IBOPE Inteligência – 17 % dos brasileiros, a partir de 5 anos de idade, disseram que frequentam sempre ou às vezes as bibliotecas, em especial as públicas e as escolares (53%), mas, a maior parte, 68%, não frequenta bibliotecas.
Esses frequentadores avaliam muito bem as bibliotecas: 96% acham que o atendimento é bom; nove em cada dez frequentadores (90%) acham que as bibliotecas que costumam visitar são bem cuidadas e 88% gostam da biblioteca que frequentam. Além disso, 67% declararam que recebem indicações de livros, autores e assuntos de seu interesse por parte das pessoas que ali trabalham e 57% que encontram os livros procurados. Essa avaliação positiva revela a presença e a importância de um bibliotecário.
Acesse a 5ª edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil para conhecer outros dados.
Outra pesquisa realizada pelo IPL e encomendada ao INSPER, em 2018, a Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares – revelou a importância das bibliotecas escolares na aprendizagem dos alunos do Ensino Básico. Um dos itens mais impactantes dessa avaliação positiva, foi a presença do bibliotecário e a sua atuação integrada à do professor e orientada pelo projeto pedagógico e pelo currículo escolar. Outra revelação importante foi que esse impacto positivo na aprendizagem é maior conforme aumenta a vulnerabilidade social das regiões em que se encontram essas escolas.