A Arte da Criação com Papel
Entrevista com Rosie Thorns – Conduzida por Lucy Appleyard.
Uma forma de arte que está crescendo muito rápido é a que usa papel e cartão para criar belas obras 2D e 3D. Rosie Thorns é uma grande entusiasta do ofício, com uma conta no Instagram @rosiethorns88 ostentando mais de 16 mil seguidores, todos os quais compartilham seu amor por essa atividade.
Perguntamos a Rosie o que essa forma de arte significa para ela, por que ela a escolheu e por que o papel é sua preferência para canalizar sua criatividade.
Em primeiro lugar, o que é essa forma de arte?
Tratas-se de uma técnica que usa quase inteiramente papel para suas formas, sombras e colorações. Muitas vezes tem pouca ou nenhuma assistência de outros meios, como a pintura, para alcançar o resultado. Abrange um amplo espectro de estilos e técnicas, incluindo esculturas de papel 3D, arte em 2ª camada, caixas de luz de silhueta e até origami! Não há regras fixas e cada pessoa pode desenvolver suas técnicas e estilos diferentes. A escolha de expressar a arte por meio das formas e texturas do papel é o que torna essa atividade tão única.
Como você começou?
Eu gostava muito de modelos de escultura em papel quando estava no ensino médio. Meu pai me deu um kit de montagem em papel do Castelo Hohenzollern que ele trouxe da Alemanha e eu fiquei viciada. As poucas instruções estavam todas em alemão, então tive que descobrir como montá-la com base nos poucos diagramas disponíveis. Foi como desconstruir e reconstruir um quebra-cabeça, e foi isso que me atraiu. Encontrei downloads gratuitos de outros artesanatos de papel de franquias populares como Disney, Kingdom Hearts e Ghibli e poderia imprimi-los em casa e começar a trabalhar construindo minha própria versão 3D desses modelos!
Infelizmente, foi muito prejudicial para minha mão cortar continuamente papel por horas a fio, então parei o hobby no início do ensino médio. Anos depois, a chegada de ferramentas como a Cricut Machines (uma pequena máquina usada para materiais de corte de precisão, como papel, feltro e tecido) criou uma oportunidade para eu retornar à atividade e salvou minha mão de muito trabalho duro de corte. Não só fui capaz de voltar com novo vigor, como também pude projetar e criar meus próprios “kits de artesanato de papel”.
Qual é a sua inspiração ao fazer uma peça de artesanato de papel?
Neste momento, tenho me concentrado em fazer peças para os gêneros de ficção científica e livros de fantasia porque tenho a liberdade de imaginar esses mundos a partir da minha interpretação dos livros. Muitos dos meus trabalhos se concentram mais na construção do mundo, simbolismos ou iconografia dos livros, em vez de retratos de personagens. Os personagens estão presentes e são expressivos tanto quanto uma versão em papel de 5 a 7 polegadas pode permitir, mas a verdadeira expressão vem pelas formas da cena ao seu redor. É realmente divertido e imersivo permitir que os personagens interajam dentro de sua criação.
Por que escolheu o papel como seu meio artístico?
Em primeiro lugar, é barato e amplamente acessível em uma variedade de cores e texturas. Você pode criar peças de arte surpreendentes com algo tão simples como papel de impressora e uma caixa de lápis de cor se você tem a paixão por isso.
Em segundo lugar, é um material que é muito fácil de manipular. Rasgando, cortando, dobrando, enrolando, ondulando, colorindo, tingindo, criando, pintando, gravando, queimando, estampando – há muitas maneiras de manipular papel com pouca ou nenhuma ferramenta. As ferramentas em si são geralmente muito acessíveis em lojas de artesanato. Outros meios como madeira, metal e até impressão 3D requerem muito mais recursos, configuração e, às vezes, até ambientes mais seguros, para concluir um projeto.
Em terceiro lugar, o papel é muito flexível. Por ser barato e facilmente manipulado, você pode refazer ou reparar erros ou acidentes em seu projeto sem que isso cause grandes atrasos ou contratempos. Tudo muito fácil de consertar, e sem danos às peças circundantes. Eu costumo desenhar expressões de personagem à mão, então eu habitualmente corto 3 ou 4 cópias dos rostos sabendo que vou precisar testar as cores da pele e sombreamento, e me preparar para erros inevitáveis que vem com pequenos detalhes. É tudo fácil de preparar e fácil de consertar!
Finalmente, é tangível. Assim como o apelo de Lego ou quebra-cabeças, você está construindo algo com as mãos. Você pode ver esses pedaços aleatórios de papel começar a tomar forma à medida que você progride através de sua montagem. É tão emocionante começar a criar como é terminar a peça!
Qual é a peça favorita que você criou até agora?
Encontrar e expressar o simbolismo dos livros são tão importantes para mim quanto manipular o papel em si, e é por isso que minha peça favorita até hoje é uma antiga que criei para a série Ace of Shades, “Os Amantes, Invertido”.
Pode não aparecer nas minhas redes sociais com tanta frequência, mas eu gosto muito de trocadilhos na vida real. Fazer trocadilhos requer a combinação de duas ou mais ideias para que o trocadilho funcione com sucesso, e o mesmo pode ser aplicado à criação de visuais para simbolismo. Eles evoluem quando começo uma ideia e geralmente pego pedaços de símbolos. Meu exemplo favorito disso está em “Os Amantes, Invertido”, com o manto dourado gigante da figura do “anjo” do tarô original Lovers, agora um anjo da morte. Ao contrário, o manto está tomando forma do cenário da cidade do livro, mas também forma o ícone de uma pá. A figura do “anjo” também é The Fool (uma carta significativa no livro, representando “uma morte oportuna”), segurando a rosa branca, bengala e boné de penas da tradicional carta de tarô. O número específico de maçãs e cordas correspondentes em cada lado também é retirado do tarô e têm significado para os caracteres a que estão ligados. Até o aro que Enne (a personagem feminina) está balançando, se você olhar de perto, é a serpente!
Estou aguardando ansiosamente os próximos anúncios para o livro final da série, pois tenho planos de fazer conceitos similares de artesanato para as sequências.
Quanto tempo leva para criar uma peça?
Isso é muito variável. Minha obra mais simples, uma peça de 11 x 14 polegadas do Reino de Ash, foi feita em 30 horas, da concepção ao final. Meu projeto recente, que consistiu em projetar três peças de papel de 31 x 16 polegadas inspiradas na série Folk of the Air de Holly Black precisaram de cerca de 500 a 600 horas de trabalho devido ao tamanho e detalhe das peças. Eu diria que um projeto médio toma cerca de 40 a 60 horas de trabalho do início ao fim.
Mas, na verdade, eu realmente não conto os minutos. Eu costumo fazer artesanato em papel no meu tempo de inatividade enquanto ouço audiolivros. Então, não é uma tarefa passar mais de 300 horas se divertindo e criando.
Como alguém pode começar a fazer artesanato de papel?
O artesanato em papel é uma forma de arte muito ampla e tem muitos estilos e técnicas diferentes em que qualquer pessoa, em qualquer nível de criatividade ou experiência, pode mergulhar. Meu melhor conselho é pesquisar sites populares de compartilhamento de imagens, como Pinterest ou Instagram, sob as hashtags #papercraft ou #paperart, encontrar algo que te atraia e tentar copiá-lo! Mesmo que um tutorial não esteja disponível, experimente o que você tem e faça algo que você gostaria de fazer — você começará a descobrir seus próprios métodos e técnicas para seu próprio artesanato. Mesmo que o resultado não seja o melhor no início, paixão e prática andam lado a lado ao desenvolver seu próprio estilo.
– Fim da entrevista.
Este é um uso fantástico do papel e mostra o lado criativo do uso como um material sustentável. O papel é ótimo para impressão e embalagem, além de ser um dos materiais mais reciclados do Brasil. 77% das embalagens de papel e papelão são recicladas em novos produtos.
Se você quiser experimentar a fabricação de papel em casa, sobra de papelão de caixas de cereal ou pacotes de entrega são uma ótima maneira de começar a experimentar o material, pois eles são maleáveis, mas resistentes. Trabalhar com esses materiais significa que você está reutilizando um material reciclável, então se um erro for cometido ou você optar por não manter o resultado final, ele ainda pode ser reciclado depois.
Se você achou isso interessante e quer saber mais sobre sustentabilidade do papel, inscreva-se e descubra mais histórias sobre como os produtos baseados em papel, embalagens de papel e papelão estão mudando o mundo como o conhecemos.