Rodapé de e-mail e a sustentabilidade

Promova a grande história de sustentabilidade da impressão e do papel em seu rodapé de e-mail

Muitas vezes vemos rodapés de e-mails com mensagens negativas e enganosas sobre os impactos ambientais da impressão e do papel. Mensagens como “Pense antes de imprimir – Nossas florestas agradecerão” e “Por favor, antes de imprimir este e-mail, pense no meio ambiente ” implicam que a comunicação eletrônica sempre tem um impacto ambiental menor do que os materiais impressos.

Mas essa conclusão não é apoiada por evidências científicas seguras e confiáveis. Tais alegações não só deixam de considerar a crescente pegada ambiental de nossa infraestrutura eletrônica, mas também ignoram as características sustentáveis únicas da impressão e do papel.

O papel é feito a partir de um recurso natural e renovável (madeira de árvores cultivadas em florestas gerenciadas de forma sustentável) e é um dos produtos mais reciclados do mundo. Cerca de 90% da energia usada para produzir papel no Brasil tem origem em fontes renováveis, como biomassa e outros subprodutos. Quando produzido e usado de forma responsável, a impressão em papel é uma forma ambientalmente sustentável de se comunicar.

Então, se você precisar de uma cópia de seus e-mails, não se sinta culpado por imprimi-los! Mas não se esqueça de reciclar aqueles que você não precisa como um registro permanente.

Se você quiser compartilhar a grande história de sustentabilidade da impressão e do papel em seu rodapé de e-mail, aqui estão algumas alternativas a considerar:

  • O papel produzido com responsabilidade tem características sustentáveis únicas. Vem de um recurso renovável e é altamente reciclável. Se você imprimir, por favor, recicle.
  • O papel é renovável, reciclável e biodegradável. O impresso é eficaz e poderoso. Se imprimir, recicle.
  • O papel é um dos produtos mais reciclados do mundo e no Brasil é feito de árvores cultivadas de forma sustentável – um recurso natural e renovável.
  • O papel é baseado em uma matéria-prima natural e renovável – árvores. As florestas brasileiras, gerenciadas de forma sustentável são boas para o meio ambiente, fornecendo ar e água limpos, habitat da vida selvagem e armazenamento de carbono.
  • A impressão em papel é um meio de comunicação prático, atraente e sustentável. Se você imprimir, por favor, recicle.

Sugestões para rodapés de e-mails:

Para obter mais informações e dados de apoio relacionados às nossas sugestões de mensagens de rodapé, não deixe de conferir nossos conteúdos!