Quer saber qual livro ler em seguida?
Seja você um leitor ávido ou alguém que gostaria de ler mais, decidir qual livro ler em seguida pode ser um desafio, principalmente quando você considera a enorme variedade de títulos disponíveis.
Em 2010, o Google Books fez uma contagem do número de livros que foram publicados desde a invenção da tipografia por Gutenberg em 1440. O número foi de surpreendentes 129.864.880 (1). E quando você considera que, em média, cerca de 2,2 milhões de novos títulos de livros são publicados em todo o mundo a cada ano (2), são muitos livros para escolher!
Por onde começar?
Você pode já ter um gênero literário favorito, mas uma exploração de livros fora de sua preferência habitual pode oferecer ótimas novas leituras. Se você não é um leitor regular e está se perguntando de quais gêneros você pode gostar, aqui estão alguns dos mais populares, no entanto, eles se dividem em vários subgêneros, então realmente sempre tem algo interessante para todos:
- Infantil– não é preciso ser criança para ler e gostar de literatura infantil – veja só o sucesso de Harry Potter!
- Clássico– “Literatura clássica é um termo genérico para obras de literatura que transcendem o tempo e as culturas tendo um apelo universal” (3). Isso inclui muitas coisas, desde “Os Contos de Canterbury” de Chaucer, do século 14, até os romances do início do século 19 de Jane Austen e Machado de Assis e obras do século 20 de autores como George Orwell, Harper Lee, Maya Angelou e até mesmo Agatha Christie.
- Histórico– este é tipicamente um romance ambientado em um determinado momento da história. Exemplos são “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo, que tem a história do Rio Grande do Sul como pano de fundo; “Guerra e Paz”, De Liev Tosltói, sobre a guerra de Napoleão contra a Rússia ou, ainda, “Um Conto de Duas Cidades” de Charles Dickens, ambientado em Londres e Paris antes e durante a Revolução Francesa.
- Ação e aventura– geralmente envolve o personagem principal em uma jornada pessoal ou geográfica épica. Exemplos incluem “A Marca do Zorro” de Johnston McCulley, “Jurassic Park”de Michael Crichton, “O Senhor das Moscas” de William Golding, “O Hobbit” de JRR Tolkien e “A Identidade Bourne” de Robert Ludlum.
- Crime e mistério– de qualquer coisa de Agatha Christie e Arthur Conan Doyle a “O Nome da Rosa” de Umberto Eco, “O Código Da Vinci” de Dan Brown, “A Garota com a Tatuagem do Dragão” de Stieg Larsson e “A Garota no Trem” de Paula Harris.
- Fantasia– este é um gênero que ganhou popularidade nos últimos anos graças ao lançamento de versões cinematográficas da trilogia “O Senhor dos Anéis” de JRR Tolkien e a adaptação para TV dos livros de “Game of Thrones” de George RR Martin.
Os exemplos dados acima nem sequer começam a arranhar a superfície da riqueza de livros ou mesmo gêneros disponíveis. Para decidir qual será sua próxima – ou primeira – escolha de livro para ler, seja fato ou ficção, considere o que lhe interessa em outros aspectos de sua vida. Por exemplo:
- Você se interessa por esportes? Talvez valha a pena dar uma olhada na biografia ou autobiografia de um esportista, como “Estrela Solitária” de Ruy Castro, sobre a vida de Mané Garrincha, ou talvez um livro de crônicas esportivas como “Quando é Dia de Futebol” de Carlos Drummond de Andrade.
- Você gosta de viajar? Pense em lugares que você visitou e procure em livros escritos sobre eles ou talvez escritos por pessoas de lá. É uma ótima maneira de construir uma compreensão de diferentes países e culturas.
- História é a sua praia? Se você optar por ler livros factuais sobre história, um pedaço de literatura clássica escrita há 200 anos ou um romance de um autor moderno baseado em ou em torno de um determinado momento ou evento da história, a escolha é infinita. Uma grande pedida são os livros de Laurentino Gomes.
Você ama animais? Este gênero oferece uma riqueza de títulos de livros científicos a livros de fotografia da vida selvagem; de romances como “Caninos Brancos”, de Jack London ou “Moby Dick”, de Herman Melville.
Para um toque mais pessoal, alguns dos melhores caminhos para explorar em busca de inspiração e conselhos sobre o que ler incluem:
- Sua biblioteca local– as bibliotecas são uma fonte rica de informações e títulos e com pessoal especializado disponível para oferecer conselhos e orientação. Além disso, você pode emprestar livros para ler sem precisar gastar um centavo.
- Sua livraria local– as pessoas que trabalham em livrarias geralmente são leitores ávidos e podem ter um conhecimento incrível sobre os títulos mais recentes a serem publicados ou clássicos que existem há décadas.
- Clubes dolivro – os clubes do livro, sejam online ou presenciais, cresceram em popularidade nos últimos anos. Eles são ótimos para incentivar os membros a lerem livros que de outra forma não considerariam.
- Pergunte a amigos e familiares– as pessoas que leem geralmente ficam felizes em compartilhar o que têm – ou não – gostado de ler.
O que quer que você decida ler a seguir, tenha em mente as palavras da educadora de biblioteconomia Betty Rosenberg: “Nunca se desculpe por seu gosto pela leitura ”
Impresso ou Digital?
A pergunta final a se fazer talvez seja “físico ou digital?”. Apesar das expectativas no início de 2010 de que os e-books significariam o fim dos livros impressos, isso não aconteceu e o número de pessoas que preferem os livros digitais em lugar dos livros de papel se estabilizou em cerca de 20%, com a grande maioria dos leitores, incluindo millennials e GenZ, preferindo ler livros impressos.(4)
Você sabia que, no Brasil, papel é feito exclusivamente de árvores cultivadas ou de materiais reciclados? À medida que as árvores plantadas para a fabricação de papel crescem, elas absorvem e CO2 da atmosfera e fixam o carbono em sua biomassa. Esse carbono fica armazenado no papel durante todo o seu ciclo de vida. Isso significa que os livros em sua estante ainda contêm o carbono que foi capturado da atmosfera. Como os livros são itens de longa duração e raramente são descartados, isso resulta no armazenamento do carbono por muito tempo. Mesmo que você resolva descartar seu livro, saiba que papel é um dos materiais mais reciclados em todo o mundo. No Brasil 67% do papel foi reciclado em 2022.
Também é importante considerar que os dispositivos digitais têm impactos ambientais. Empresas e indivíduos estão cada vez mais usando serviços na “nuvem”. Esses mega data centers armazenam quase tudo o que fazemos online e exigem grandes quantidades de energia para funcionar. Além disso, as matérias-primas de equipamentos digitais, servidores e geradores de energia são muitas vezes finitas, preciosas e não renováveis, além de serem notoriamente difíceis de reciclar.
Equipe Two Sides
Traduzido e adaptado de Belinda Kelly – Two Sides UK
Fontes
[1] http://booksearch.blogspot.com/2010/08/books-of-world-stand-up-and-be-counted.html
[2] https://wordsrated.com/number-of-books-published-per-year-2021/
[3] https://www.languagehumanities.org/what-is-classic-literature.htm