JUNTE-SE AO UNIVERSO DO PAPEL

COMPARTILHE NOSSO AMOR PELO PAPEL

Inspire-se para desfrutar de todo o prestígio do papel e da impressão

Freepik

Práticas ecológicas influenciam a decisão de compra

Pesquisa norte-americana descobre que até mesmo consumidores indiferentes ao meio ambiente querem remessas sustentáveis

De acordo com a Sifted, uma plataforma líder em dados sobre logística, os consumidores com consciência ecológica estão em ascensão e querem comprar de marcas comprometidas em fazer parte da solução para as mudanças climáticas. À medida que o comércio eletrônico continua crescendo, essa notícia é um bom presságio para a indústria de embalagens de papelão ondulado, cujos produtos são feitos de fibra virgem renovável ou reciclada, e que têm uma taxa de reciclagem no Brasil de 87%(1) e podem ser produzidos em uma infinita variedade de formas e tamanhos para atender às necessidades específicas de envio.

Em uma pesquisa com consumidores norte-americanos realizada pela Sifted(2), dois terços dos entrevistados disseram que as práticas ecológicas de envio de uma marca influenciaram a decisão de compra. Apenas 21% dos entrevistados dizem que nunca pesquisam as práticas ecológicas de uma empresa antes de comprar.

Os compradores on-line frequentes estão ainda mais conscientes das práticas de entregas ecológicas. As práticas ecológicas são “importantes” ou “muito importantes” para 72% dos entrevistados que recebem cinco ou mais pacotes por mês, em comparação com 65% daqueles que recebem um ou dois por mês.

Entre os entrevistados que dizem que o nome da marca é “muito importante” nas decisões de compra, 51% frequentemente pesquisam as práticas ecológicas de uma empresa antes de comprar. Em contraste, apenas 7% do mesmo grupo nunca investiga práticas ecologicamente corretas. Nos últimos cinco anos, 46% dos fiéis à marca tornaram-se “significativamente mais conscientes” e “preocupam-se significativamente mais” com práticas de transporte ecologicamente corretas. Além disso, 91% acreditam que os materiais de embalagem têm um impacto moderado ou alto na sustentabilidade ambiental.

81% dos consumidores acreditam que as empresas usam embalagens excessivas. Consumidores ainda menos preocupados com o meio ambiente acham que os tamanhos das embalagens estão ficando fora de controle. Daqueles que dizem que práticas ecologicamente corretas “não são importantes” em suas decisões de compra, 56% ainda acham que a maioria das empresas usa embalagens excessivas. Mesmo entre os participantes que dizem nunca pesquisar as práticas ecologicamente corretas de uma empresa, 62% tem a mesma opinião.

O impacto ambiental disso não passa despercebido aos consumidores, que concordam amplamente que a embalagem afeta a sustentabilidade. 66% acreditam que o tamanho da embalagem tem um impacto moderado a alto na sustentabilidade e 74% acreditam que os materiais de embalagem têm um impacto moderado a alto.

A pesquisa também descobriu que 57% dos consumidores estão dispostos a pagar um extra de 10% ou mais por um frete ecologicamente correto. 84% que dão importância moderada ou alta à rapidez de envio disseram que estariam dispostos a esperar um dia a mais por um envio ecologicamente correto, enquanto 66% disseram que esperariam dois dias a mais.

Você pode baixar o relatório completo da pesquisa Sifted aqui .

 

Fontes:

  1. Anuário Estatístico Empapel 2020
  2. https://twosidesna.org/wp-content/uploads/sites/16/2021/08/SIFTED-Consumer-Report_-Eco-Friendly-Shipping.pdf

 

Equipe Two Sides

Artigo de Kathi Rowzie, Two Sides Inglaterra