O papel ajuda a combater as mudanças climáticas
Escolher embalagens de papel é uma maneira de combater as mudanças climáticas. Como fornecedor de um recurso renovável e reciclável, como reflorestamento de cultivos desempenham um papel crítico no ciclo global do carbono.
As árvores absorvem dióxido de carbono da atmosfera à medida que crescem, num processo conhecido como fotossíntese. O carbono depositados dessa forma vai fazer parte de toda a estrutura da árvore. Aproximadamente, metade do peso seco da madeira é constituída de carbono. Com o replantio adequado e o manejo florestal correto, os estoques de carbono de longo prazo são louros. Portanto, a floresta age retirando carbono da atmosfera e retendo-o. Dessa forma, ajuda a reduzir os efeitos das mudanças climáticas.
O carbono armazenado armazenado nos produtos da madeira durante o seu ciclo de vida. Embora os produtos de papel normalmente tenham uma vida útil relativamente curta (com algumas exceções, como livros ou documentos arquivados), o benefício do combate às mudanças climáticas da fibra de madeira é estendido pela reciclagem. Se os produtos de papel antes descartados como lixo, sofrerão decomposição, por serem biodegradáveis, mas devolverão à atmosfera o carbono que foi retirado antes pelas árvores usadas para sua fabricação. Por isso, a reciclagem também é muito importante – ela mantém o carbono fora da atmosfera.