Como ajudar o planeta com conhecimentos simples sobre reciclagem
População crescente, consumismo desenfreado – está bem documentado que a humanidade está gerando mais resíduos do que pode manejar. Felizmente, à medida que nos tornamos mais conscientes da necessidade de proteger nosso meio ambiente e viver de forma sustentável, muitos de nós também estão percebendo que a responsabilidade começa em casa. Uma contribuição realmente fácil que todos podemos fazer é reciclar o máximo que pudermos.
A reciclagem de produtos usados geralmente é muito mais eficiente em termos energéticos do que fabricá-los do zero e pode resultar em menos poluição. Também significa menos lixo indo para aterros sanitários. O papel, o cartão e o papelão são os materiais mais reciclados do mundo, com 74% e 83% respetivamente reciclados na Europa em 2020(1). No Brasil são reciclados 67% do papel(2) e 80%(3) das embalagens de papel, cartão e papelão.
70% das embalagens de papelão ondulado brasileiras são produzidos com fibras recicladas.
(4)
O problema de não saber o que pode ou não ser reciclado
Apesar das altas taxas de reciclagem de alguns materiais, muitas pessoas desconhecem o que pode ou não ser reciclado e como destinar corretamente seus resíduos. Em consequência, uma parcela importante do material separado para reciclagem é rejeitada por conta da contaminação.
Mesmo os grupos da sociedade que são mais conscientes em relação às questões ambientais e ao impacto dos seres humanos sobre o planeta podem melhorar seus hábitos para fazer a coisa certa. Os millennials, por exemplo, amam ser mais sustentáveis, privilegiando produtos reutilizáveis e apoiando marcas amigas do meio ambiente. No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada no Reino Unido(5), eles não estão tão entusiasmados com a reciclagem, o que pode ser uma surpresa. Isso se deve ao fato de ainda haver muita dúvida sobre o que pode ou não ser reciclado.
Para tentar ajudar a esclarecer a questão, reunimos algumas orientações sobre o que deve e o que não deve ir para os recipientes de reciclagem. Vamos nos concentrar em nossa área de especialização, produtos à base de papel, mas uma boa regra a seguir para outros materiais recicláveis, seja plástico, alumínio ou outros, é que eles devem estar limpos antes de serem destinados. Acesse a prefeitura local para obter informações mais detalhadas, pois as regras podem ser diferentes para cada município. A boa notícia é que, quando se trata de embalagens de papel e papelão, as regras são particularmente simples – tudo se resume ao bom senso.
Papel e embalagens à base de papel que não podem ser recicladas
Quando se trata de produtos à base de papel, é mais rápido listar o que não pode ser reciclado do que o que pode. O importante a se lembrar é que apenas papel limpo será aceito pelos centros de reciclagem. Qualquer material que esteja contaminado com substâncias alimentares (pense em embalagens de sorvete ou caixas de pizza), graxa, sujeira ou tinta, não pode ser reciclado. Todos os itens contaminados estes devem ser eliminados com o lixo comum. Lembre-se também de remover quaisquer embalagens plásticas de revistas ou outros materiais de papel enviados pelo correio antes de destiná-los à reciclagem.
- Caixas de pizza– embora feitas de papelão, que normalmente é reciclável, qualquer resíduo gorduroso ou restos de queijo vão impedir a reciclagem. Mas você pode reciclar apenas a tampa se estiver limpa.
- Toalhas de cozinha e lençosde papel –Papel higiênico, guardanapos, toalhas e lenços de papel usados não podem ser reciclados.
- Papel picado– Às vezes a fragmentação dificulta a reciclagem. É melhor evitar picar o papel.
- Embrulhode presente – embora o papel de presente seja reciclável, qualquer material com glitter ou outros enfeites metalizados ou à base de plásticos podem ser um problema para a reciclagem. Separe esses materiais antes de dispensar o papel no recipiente de reciclagem.
- Itens de papel revestidos de plástico ou cera– a menos que você possa remover o revestimento, eles geralmente são rejeitados pelos centros de reciclagem. No entanto, há empresas especializadas em reciclar embalagens do tipo “longa vida”, que contém plástico e alumínio além do papel. Portanto, esse tipo de embalagem pode ser reciclado. Ajudará mais se você retirar as tampas plásticas antes de descartá-las(6).
Também é útil considerar que, ao adicionar algo contaminado com resíduos de alimentos à sua lixeira, você corre o risco de comprometer outros itens que entram em contato com eles, o que significa que tudo pode acabar no aterro sanitário.
Para reduzir nosso impacto ambiental é muito importante evitarmos desperdícios, reduzindo ou eliminando o consumo de tudo o que não for realmente necessário. Devemos também reutilizar ou reciclar tudo o que for possível. No entanto, lembre-se que papel, cartão e papelão, são biodegradáveis e se decompõe sob as condições adequadas, que estão presentes nos aterros sanitários ou, melhor ainda, nas usinas de compostagem.
Origens
- CEPI, 2020
- Relatório Anual Ibá, 2022
- Relatório Anual Anap, 2020
- Anuário Estatístico Empapel, 2021
- Millennials not keen on recycling — interpack
- https://revita.ind.br/a-empresa/materia-prima/
Artigo adaptado de TSUK, por Belinda Kelly.