Brincar com papel é importante e divertido

A importância das brincadeiras com papel no desenvolvimento infantil

Brincadeiras com papel são atividades versáteis e com muito potencial para auxiliar o desenvolvimento das crianças. A brincadeira mais comum, claro, é desenhar. É fácil, é simples e muito divertido.

Porém, algumas crianças gostam de botar um pouco mais a mão na massa e só a superfície de uma folha de papel não é o suficiente; é preciso usar ele por inteiro e aí entram as dobraduras e as atividades de recortar e colar.

Confira 5 benefícios que as brincadeiras com papel proporcionam aos pequenos:

1. Coordenação motora fina

A vantagem mais imediata de se brincar de dobrar, recortar e colar é a melhora das habilidades finas, como movimentos dos dedos e pressão dos polegares.

2. Coordenação olho-mão

A relação entre o que a criança vê e seus movimentos, que indicam profundidade, noções espaciais e até mesmo de tempo, é bastante beneficiada ao se brincar com papel.

3. Melhora na expressão artística e de sentimentos

Atividades que estimulam a criação são ótimas para que crianças explorem ferramentas e formas de dizer e, principalmente, mostrar o que sentem.

4. Criatividade e inovação

Ao lidar com as ferramentas de se brincar com papel, a criança acaba criando coisas novas e sendo obrigada a pensar em formas diferentes, muitas vezes novas para ela, de se chegar aos resultados desejados.

5. Resolução de problemas práticos

Cada passo de uma dobradura ou de uma colagem é, na realidade, um pequeno problema a ser resolvido, ou seja, como deixar o papel à frente um passo mais próximo do que se deseja com ele. A soma desses passos na ordem correta é um aprendizado enorme sobre como resolver problemas e traçar estratégias para se atingir objetivos específicos.

 

Texto completo em Blog Leiturinha.

 

Use a imaginação e o potencial cognitivo das crianças! Love Paper possui diversas atividades para colorir, recortar, colar, dobrar e montar! Faça download e imprima aqui.